Erros de medicamentos para o TDAH em crianças aumentaram quatro vezes em 20 anos

Medication errors for ADHD in children have quadrupled in 20 years.

Mais de 3 milhões de crianças americanas agora tomam medicamentos para transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), mas uma nova pesquisa mostra que erros de medicação aumentaram quase 300% nas últimas duas décadas para essas crianças.

O aumento nos erros de medicação para TDAH acompanha o aumento nos diagnósticos de TDAH, afirmou o coautor do estudo, Dr. Gary Smith, diretor do Centro de Pesquisa e Políticas de Lesões do Hospital Infantil Nationwide em Columbus, Ohio.

“Como erros terapêuticos são evitáveis, mais atenção deve ser dada à educação do paciente e cuidador, além do desenvolvimento de sistemas aprimorados de dispensação e rastreamento de medicamentos resistentes a crianças”, sugeriu Smith. “Outra estratégia pode ser a transição de frascos de comprimidos para embalagens de dose única, como blister, o que pode ajudar a lembrar se um medicamento já foi tomado ou administrado.”

Cerca de 10% das crianças americanas receberam o diagnóstico de TDAH em 2019, disse Smith, tornando-o um dos distúrbios neurodesenvolvimentais mais comuns na infância.

O estudo, que pesquisou erros relatados por centros de controle de intoxicações de 2000 a 2021, descobriu que cerca de 54% desses erros ocorreram quando alguém recebeu acidentalmente ou tomou sua medicação duas vezes.

Em cerca de 13% dos casos, alguém inadvertidamente tomou ou recebeu a medicação de outra pessoa, disse Smith, e em cerca de 13% dos casos, a medicação errada foi tomada ou dada.

Um número muito grande desses incidentes, cerca de 93%, ocorreu em casa. Em dois terços dos casos, envolveram crianças de 6 a 12 anos.

“Em 83% dos casos, o indivíduo não recebeu tratamento em uma instalação de saúde; no entanto, 2,3% dos casos resultaram em internação em uma instalação de saúde, incluindo 0,8% em uma unidade de cuidados intensivos”, observou Smith.

O estudo descobriu que outros 4% dos casos estavam associados a um resultado médico grave.

Para algumas crianças, esses erros causam agitação, tremores, convulsões e alterações no estado mental. Crianças com menos de 6 anos têm o dobro de chances de apresentar um resultado médico grave em comparação com crianças mais velhas. Elas também têm mais de três vezes mais chances de serem internadas em uma instalação de saúde.

Quando os erros não ocorriam em casa, a escola era o local mais provável, com 5% dos incidentes. Outros 1,6% ocorreram em outro local.

O número total de erros de medicação relatados foi superior a 87.000. Meninos estiveram envolvidos em 76% dos erros.

Os resultados foram publicados online em 18 de setembro no periódico Pediatrics.

O Dr. Andrew Adesman, chefe da divisão de pediatria – pediatria do desenvolvimento e comportamental no Centro Médico Judaico de Long Island, na cidade de Nova York, disse que é importante que os pacientes sigam as instruções de seus provedores de saúde com todos os medicamentos, mas também é possível entender como esses tipos de erros podem ocorrer.

“Certamente, em minha prática nos últimos 35 anos, tive vários casos em que as famílias ligaram e disseram que a criança recebeu uma dose excessiva inadvertidamente. Um exemplo seria a mãe dar o remédio. O pai não percebeu. O pai dá o remédio. Ninguém disse nada. E assim foi uma situação de mão direita-mão esquerda”, disse Adesman.

Raramente haveria efeitos colaterais graves com uma única instância de dobrar a dose, ele disse.

Adesman questionou se o número real de erros de dosagem era muito maior, pois nem todos relatam esses incidentes aos centros de controle de intoxicações, mas em vez disso podem ligar para o médico de seus filhos ou ir a um pronto-socorro ou atendimento de urgência.

Formulações de medicamentos mais adequadas para crianças podem ter facilitado que uma criança tome medicamentos que não deveria estar tomando, disse Adesman.

“Nos velhos tempos, só tínhamos comprimidos. Crianças pequenas não engolem comprimidos. Agora temos líquidos, temos grânulos, temos mastigáveis”, disse Adesman. “Portanto, há um maior potencial para que uma criança tome um medicamento inadvertidamente ou de outra forma”.

Muitas abordagens diferentes para tratar o TDAH existem, mas a medicação é considerada o tratamento mais eficaz, disse Adesman.

“O tempo e a pesquisa mostraram que essas são abordagens de tratamento muito eficazes. E, para a maioria esmagadora dos pacientes, os benefícios superam qualquer efeito colateral”, disse Adesman.

Embora ocasionalmente possam ocorrer erros, pode haver uma maneira de ajudar a melhorar os problemas de comunicação, como documentar que a medicação foi administrada usando um aplicativo.

“A educação do paciente sobre crianças se manifestando se forem solicitadas a tomar um medicamento em uma dose ou frequência que está fora do comum também pode ser útil”, disse Adesman.

Smith disse que os pais devem perguntar ao médico ou farmacêutico do filho se tiverem dúvidas sobre os medicamentos ou a dosagem correta.

“Acompanhe os medicamentos que seu filho toma – quais medicamentos, qual dose e com que frequência”, ele sugeriu. “Uma folha de papel simples mantida perto dos medicamentos ou um aplicativo podem ajudar, especialmente se vários cuidadores forem responsáveis por administrar os medicamentos ou se um adolescente estiver começando a ser responsável por tomar seu próprio remédio.”

PERGUNTA

Os médicos devem considerar o uso de técnicas de recapitulação e outras técnicas para garantir a compreensão, disse ele. O pessoal da escola deve seguir as instruções de medicação conforme listado nos formulários acompanhantes.

O estudo recomenda mais pesquisas e desenvolvimento de sistemas aprimorados de dispensação e rastreamento de medicamentos à prova de crianças.

“Este estudo analisou apenas medicamentos para TDAH; no entanto, a educação do paciente e do cuidador e o desenvolvimento de sistemas aprimorados de dispensação e rastreamento de medicamentos à prova de crianças provavelmente teriam um impacto positivo na segurança dos medicamentos de outras crianças”, disse Smith.

Mais informações

O Instituto Nacional de Saúde dos EUA tem mais informações sobre o TDAH.

FONTES: Gary Smith, MD, DrPH, diretor, Center for Injury Research and Policy, Nationwide Children’s Hospital, Columbus, Ohio; Andrew Adesman, MD, chefe, divisão de pediatria – pediatria do desenvolvimento e comportamental, Long Island Jewish Medical Center, Nova York; Pediatrics, 18 de setembro de 2023, online